Matéria orgânica do solo
Categorias:

27 março, 2025

Matéria orgânica do solo

A matéria orgânica do solo é extremamente benéfica! Vamos discutir sobre esse tema tão importante e necessário para quem quer altas produtividades!


 A Ferticorreção quer levar informação e te mostrar a importância da matéria orgânica do solo! Muitos são os benefícios de adicionarmos e, principalmente, mantermos a M.O no solo. Mas afinal, o que é? Qual sua composição? Como ela melhora a química, a física e a biologia do solo? Tudo isso e muito mais no texto abaixo! 


O que é?

O solo tem em sua composição 4 componentes principais: ar, água, matéria mineral e matéria orgânica (MOS). A MOS representa de 1-5% da composição total e é de suma importância, pois tem forte influência no ambiente de produção agrícola. 

Sua composição engloba diferentes elementos, com o predomínio de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Popularmente a união desses elementos é conhecida como CHONPS. A determinação da matéria orgânica é através da analise do carbono, pois é o elemento mais abundante e de mais fácil determinação.

Figura 1. Ilustração da composição do solo

 

Constituintes 

A matéria orgânica é constituída por:

- Pluvilixiviados: parte da chuva que chega ao solo após passar pela copa da vegetação

- Serrapilheira, restos de culturas e resíduos: resíduos vegetais e animais depositados sobre a superfície do solo. Podem ser de origem agrícola, urbana ou industrial

- Raízes e exsudatos: partes das plantas que estão abaixo da superfície do solo e seus compostos orgânicos liberados.

- Macro e mesofauna, biomassa microbiana e seus metabólitos e excreções: organismos encontrados no solo e classificados de acordo com sua função e tamanho 

- Substancias húmicas e não húmicas: as substâncias húmicas (SH) são um conjunto variado de componentes com baixo peso molecular, formando associações dinâmicas estabilizadas por interações hidrofóbicas e pontes de hidrogênio. Estão em estágio avançado de decomposição, não sendo identificadas as suas estruturas.  E as substancias não húmicas são compostos químicos oriundos da decomposição. Estão em estágio intermediário de decomposição e ainda se identificam as suas estruturas.

 

RELAÇÃO C/N

A relação carbono nitrogênio (C/N) nos resíduos orgânicos é muito importante na atividade microbiana e no tempo de decomposição dos resíduos. Isso porque os resíduos com alta relação C/N levam mais tempo para serem decompostos. Essa relação vai depender da origem do material. Além disso, o clima também tem forte influencia sobre a decomposição dos resíduos! Altas temperaturas facilitam a decomposição.

 

Benefícios 

A matéria orgânica influencia a química, a física e a biologia do solo. A figura 2 resume essas interações.

Figura 2. Representação dos benefícios da M.O

 

Química do solo:   

Durante a decomposição, ocorre a transformação da matéria orgânica em ácidos orgânicos e húmus, que possuem cargas negativas. Essas cargas aumentam a CTC, pois atraem e retêm cátions essenciais, como cálcio (Ca²⁺), magnésio (Mg²⁺) e potássio (K⁺).

A matéria orgânica influencia a eficiência dos fertilizantes mais solúveis, reduzindo a fixação de fósforo, complexando micronutrientes e diminuindo a atividade do alumínio tóxico. Além disso, ela está ligada às principais reservas de nitrogênio, enxofre, fósforo e outros nutrientes essenciais para as plantas. 

Já o húmus, principal produto final da decomposição, possui alta capacidade de troca de cátions devido à presença de grupos funcionais, como carboxilas (-COO⁻) e fenóis (-OH). Podendo influenciar o pH e o poder tampão do solo.

Por outro lado, a oxidação biológica enzimática de compostos orgânicos contendo carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre resulta em CO2 , NO- e NH4 + , PO43- e SO42-, respectivamente. Sendo passíveis de absorção pelas plantas e/ou imobilização pelos microrganismos do solo.

Dessa forma, além de melhorar propriedades importantes do solo, a matéria orgânica também atua como fonte de nutrientes, proporcionando créditos nutricionais associados aos compostos e resíduos orgânicos presentes no solo.

 

Física do solo

 A interação da matéria orgânica diminui a densidade do solo, deixando-o mais aerado e retendo mais água. Atributos como o aumento da taxa de infiltração de água e um menor escoamento superficial também são benefícios atribuídos a MO. Isso porque a matéria orgânica funciona como um “efeito esponja”, podendo reter até 20 vezes o seu peso em água. Auxiliando em períodos de secas e veranicos, principalmente em solos arenosos.  Isso faz com que as raízes penetrem mais nas camadas mais subsuperficiais, descompactando o solo e absorvendo mais água e nutrientes.

 

Biologia do solo

A aplicação de matéria orgânica no solo é um fator determinante na diversidade microbiana, influenciando diretamente a disponibilidade e variedade de nutrientes. Essas alterações podem trazer benefícios, como o aumento da diversidade microbiana.

O principal modulador dessas mudanças no microbioma do solo é o tipo de matéria orgânica utilizada, devido à ampla variedade de fontes disponíveis para a agricultura. Diferentes materiais podem ser aplicados para recuperar a fertilidade do solo, incluindo resíduos animais, restos vegetais e materiais compostados.

 

Como adicionar MO?

Formas de aportar matéria orgânica ao solo

-Adubação verde e plantas de cobertura

- Integração lavoura /pecuária/floresta

- Esterco animal 

- Palhada

- Fertilizantes orgânicos 

- Plantio Direto

- Torta de mamona

- Lodo de esgoto

- Turfa

- Rotação de culturas            

 

A fonte de M.O a ser aplicada deve levar em conta alguns fatores importantes como: qualidade do resíduo, presença de metais pesados, quantidade de nitrogênio e se este resíduo foi esterilizado de forma adequada para não levar patógenos nocivos a saúde do solo e das plantas.  

 

Conclusão

A matéria orgânica do solo desempenha um papel fundamental na manutenção da qualidade e produtividade agrícola. Sua composição rica em elementos essenciais e sua influência sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo demonstram sua importância para a fertilidade e sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas. Além de melhorar a retenção de água, aeração e a capacidade de troca de cátions, a matéria orgânica favorece a atividade microbiana e a disponibilização de nutrientes essenciais às plantas. Dessa forma, práticas de manejo que visam aumentar o aporte de matéria orgânica, como adubação verde, rotação de culturas e uso de resíduos orgânicos, são essenciais para promover a saúde do solo e garantir uma produção agrícola mais eficiente e sustentável.

 

REFERÊNCIAS

BETTIOL, W. Entendendo a matéria orgânica do solo em ambientes tropical e subtropical. Brasília, DF : Embrapa, 2023 PDF (788 p.) : il. color. ISBN 978-65-89957-66-9

CERRI, C. E. P. MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO. Piracicaba, SP. 2023.

COSTA, E.M.  et al. MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS SISTEMAS AGRÍCOLAS. Lavras, MG. 2013.

SANTOS, G. C. G & RODONELLA, A. A. EFEITO DA ADIÇÃO DE FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA COMO AMENIZANTES DO EFEITO TÓXICO DE B, Zn, Cu, Mn E Pb NO CULTIVO DE Brassica juncea.  R. Bras. Ci. Solo, 31:793-804, 2007.

 

Continue lendo nosso blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato pelo formulário abaixo.

Captcha

Ao enviar meu dados, declaro que li e aceito a Política de Privacidade.